Pedagogia Direcionada

A Pedagogia Direcionada do Instituto Espaço Práxis é um trabalho educativo especializado, voltado à identificação, acolhimento e intervenção nas dificuldades e transtornos que impactam a trajetória escolar dos aprendentes.

Partimos de uma avaliação pedagógica cuidadosa para compreender as necessidades individuais de cada estudante, respeitando sua história, seu ritmo de aprendizagem e suas potencialidades. A partir dessa escuta, construímos estratégias personalizadas que promovem o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
Tratamos de forma exclusiva situações envolvendo:

  • Transtornos de aprendizagem (Dislexia, Disgrafia, Discalculia);

  • Transtornos de atenção e comportamento (TDAH, TOD);

  • Transtornos do neurodesenvolvimento (TEA – Transtorno do Espectro Autista);

  • Dificuldades de aprendizagem sem diagnóstico formal.

No Instituto Espaço Práxis, reconhecemos e integramos laudos e avaliações de outros profissionais e instituições, construindo um plano de intervenção multidisciplinar, articulado com a rede de apoio do aprendente — seja escola, profissionais de saúde ou outros institutos.

Nossas estratégias incluem:

  • Elaboração de planos pedagógicos personalizados a partir das necessidades específicas identificadas;

  • Mediação escolar, orientando a construção de adaptações curriculares e práticas inclusivas;

  • Apoio contínuo às famílias, com orientações práticas para o cotidiano educacional e emocional da criança;

  • Estímulo gradual das competências cognitivas, sociais e emocionais, respeitando o tempo e o processo de cada estudante;

  • Ações integradas com profissionais da saúde (fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais), quando necessário.

Nossa Pedagogia Direcionada é um compromisso com a construção de caminhos reais para a aprendizagem e para o desenvolvimento humano, oferecendo a cada aluno o reconhecimento, o acolhimento e as estratégias de que precisa para se fortalecer em seu percurso escolar e pessoal.

No Instituto Espaço Práxis, pedagogia direcionada é criar, junto com a criança, a possibilidade de aprender, pertencer e florescer.