A palestra A Família e os Laços na Contemporaneidade, realizada por Francinéia Fabrizzio em uma ONG voltada ao atendimento comunitário, trouxe como pergunta central: Qual a importância dos vínculos na educação dos filhos e na prevenção ao uso de drogas e aos desajustes sociais?
Num tempo marcado pela rapidez das mudanças e pela fragilidade das relações, a palestra propôs uma escuta atenta sobre os desafios que atravessam as famílias atuais e a necessidade de fortalecer os laços afetivos como base da educação. Foram abordadas questões relacionadas à construção dos vínculos, ao papel da família como espaço de cuidado, à escuta ativa e à presença dos adultos na vida das crianças e adolescentes.
A discussão também incluiu reflexões sobre os fatores de risco e proteção em relação ao uso de substâncias psicoativas e às vulnerabilidades sociais, destacando a importância de redes de apoio, pertencimento e diálogo. O encontro reafirmou que vínculos sólidos são instrumentos potentes de proteção emocional, desenvolvimento saudável e prevenção.